LEO Com - LEO Clube na Comunidade

 

A LEOcom tem como finalidade, prestar alguns serviços básicos à comunidade escolhida desenvolvendo assim atividades assistenciais, recreativas e educacionais. Esse projeto já foi realizado pelo LEO Clube Santa Maria sendo um projeto amplamente desenvolvido a partir do ano 2001 sendo realizado por diversas vezes e, infelizmente, desativado no ano de 2004. Em vista de se ter conhecimento quanto à deficiência de certos serviços na comunidade o clube busca reativar tal atividade junto ao CDC Estação dos Ventos.
Por fim, cabe enfatizar que essa atividade é mais uma que o LEO Clube Santa Maria realiza junto à creche de muitas que certamente virão, além da já tradicional doação de litros de leite, a qual ocorre mensalmente.
 
Objetivo:
Desenvolver atividades assistenciais, recreativas e educacionais;
Trazer mais dignidade a comunidades carentes ao mesmo tempo em que se acaba reduzindo as desigualdades sociais amenizando assim a sua marginalização.
 
Metodologia: O LEO Clube Santa Maria fará a organização do ambiente, bem como confecção de senhas e afins para conduzir da melhor forma possível o andamento das atividades evitando assim tumultos, caso o número de pessoas a serem atendidas for grande. Os colaboradores envolvidos não terão retorno financeiro, porém será realizada a entrega de Certificado compatível com a atividade realizada. 
O LEO clube Santa Maria pretende oferecer gratuitamente os seguintes serviços:
 
Assistência jurídica – Essa área contará com profissionais de direito que poderão dirimir dúvidas quanto a qualquer pendência jurídica e saberão encaminhar ao atendido para o setor que poderá satisfazer suas necessidades;
 
Corte de cabelo e manicure/pedicure – Neste setor se terá a colaboração de profissionais e estudantes da área que com suas técnicas poderão trazer mais auto estima e beleza a população;
 
Exercícios físicos – Profissionais e estudantes de educação física realizarão atividades físicas e darão dicas para as pessoas presentes de qual o melhor exercício físico para cada tipo de porte físico evitando torções ou dores musculares; 
 
Assistência médica inicial – Profissionais ou estudantes de medicina darão dicas sobre higiene pessoal para crianças além de fazer uma análise inicial sobre possíveis doenças a partir das queixas principais dos alí presentes e, se preciso encaminhar ao profissional habilitado e específico da área;
 
Aferição de pressão arterial – Profissionais e estudantes habilitados farão a aferição da pressão arterial. 
 
Distribuição de preservativos – será fornecido a população preservativos a fim de evitar doenças sexualmente trasmissíveis e gravidez indesejadas evitando assim diversos problemas sociais. 
 
Acadêmico de administração ou sociologia - recrutar mão-de-obra voluntária para execução da obra que será realizada, reforma do CDC Estação dos Ventos, a partir da compra de materiais de construção por parte do LEO Clube.
Engenharia Civil: Esse profissional dará noções básicas aos presentes de quais os setores que devem ser procurados para uma construção e que materiais devem ser utilizados, além de responder outras dúvidas;
 
Conclusão: A partir da concretização desse projeto o LEO Clube Santa Maria busca realizar mais uma atividade junto à comunidade do Km3 com o objetivo de diminuir, ao menos em parte, a marginalidade dos moradores daquele local.
 
 
“PREPARAR LÍDERES COM RESPONSABILIDADE"
 
Ser líder é ter o perfil de mediador articulado a ousadia e ao conhecimento de relações humanas. Através dos tempos, o papel de líder vem sofrendo profundas modificações, pois a sociedade em geral vem repudiando o perfil autoritário. 
Assim, o líder que possuir a sabedoria de motivar equipes, desenvolver o trabalho de maneira convergente aos objetivos da organização, sem abandonar os anseios dos colaboradores estará à frente de seus concorrentes. Esse profissional continua e continuará por muito tempo sendo fundamental para o desenvolvimento do negócio e o crescimento de pessoas. 
Essa liderança é, por muitas empresas, o critério de desempate, que diferencia os concorrentes a vagas no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. Porém, esse tipo de profissional encontra-se escasso em nossos dias. Assim, os treinamentos que serão ministrados ao longo deste ano LEOistico serão com o objetivo de fomentar a liderança crítica e o conhecimento desses de como lidar com as relações humanas.
 
Objetivos:
OBJETIVO GERAL:
O objetivo principal do presente projeto é a de realizar treinamentos para os associados do LEO Clube Santa Maria afim de obter uma maior liderança.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Realizar treinamentos para os associados através de dinâmicas, debates e palestras tendo como objetivos a liderança, a motivação e despreendimento.
Realizar treinamentos para os novos associados expondo informações sobre o movimento LEOístico como propósitos, objetivos, histórico, eventos, etc.
 
Metodologia: A metodologia do presente projeto para os associados do LEO Clube Santa Maria será através de treinamentos voltados a assuntos que atenda as necessidades do Clube. Essas necessidades serão provindas de conversas tidas com os próprios associados do clube. 
Utilizar-se-á de dinâmicas e debates com o fito de desenvolver lideranças e outras possíveis ferramentas a serem sugeridas por profissionais ou os próprios associados do clube.
Aos novos conhecedores do movimento LEOístico que, possivelmente, tenham interesse em se associar ao LEO Clube Santa Maria serão ministradas palestras, também comandados pelos CC.LEO, onde será exposto assuntos pertinentes ao LEOísmo, tais como, histórico, propósitos, objetivos, deveres e direitos, cargos, eventos, etc. 
8.1. TREINAMENTO:
As atividades relatas acima terão como organizadores os CC.LEO Leonardo Fumegali e Deise Iop que buscarão pessoas capacitadas a fim de que os mesmos compartilhem de seus conhecimentos, profissionais e/ou LEOísticos, com os associados do LEO Clube Santa Maria.
Recursos: Humano e material.
Cronograma: Em datas escolhidas pela jaula
     8.1.1 - I Seminário Interno de Lideranças
Data: 21/07/2012
Oficina 1: “Confecção de Projetos”
Palestrante: Michelle Morais
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Associada ao LEO Clube Santa Maria no período de junho/1995 a dezembro/2011. Também foi associada ao LEO Clube de Caçapava do Sul onde exerceu o cargo de Presidente daquela jaula.
Oficina 2: “Divulgação e Marketing do Movimento LEO”
Palestrantes: Andrewes Kolterman e Liana Merladete
Andrewes Pozeczek Koltermann
Analista de Sistemas pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), MBA em Administração da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Consultor de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sócio-Diretor da Dois Agência de Conteúdo, Foi Presidente da  AJESM – Gestão 2011 (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria) e Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como coordenador do Núcleo local da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
 
Liana Merladete
Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É MBA em Gestão de Negócios pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra). Atualmente, é sócia-proprietária e diretora de comunicação organizacional da Dois Agência de Conteúdo, empresa que atua nos ramos de Comunicação e Tecnologia na região central do Rio Grande do Sul. Foi Coordenadora de Comunicação e Marketing do Núcleo de Santa Maria da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e Diretora de Comunicação da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM), além de possuir experiência em assessoria de comunicação para instituições públicas e privadas, especialmente nas searas de educação e agronegócio.
 
8.1.2 - II Seminário Interno de Lideranças
 
Data: a ser escolhida
 
Oficina: “Diretoria Social - receptividade novos associados e sustentação”
 
Palestrante: C.LEO Rafael Carlesso
Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduando do Curso de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Associado ao LEO Clube Alegrete Ibirapuitã desde agosto/2005. Atualmente é Presidente do Distrito Multíplo LEO L D. 
 
8.2. TREINAMENTO PARA NOVOS ASSOCIADOS:
Esta atividade também terá como organizadores e realizadores os CC.LEO supracitado. Para a concretização será exposto uma apresentação em powerpoint o qual apresenta itens específicos do Movimento LEOístico além de fotos de atividades do LEO Clube Santa Maria. 
Recursos: Humano e material.
Cronograma: Em datas escolhidas pela jaula e com a presença de novos associados. 
 
Conclusão: O projeto terá como resultado uma maior liderança com responsabilidade, motivação e conhecimento para os associados e novos associados do LEO Clube Santa Maria. 
 
"VAMOS SALVAR VIDAS!!!"
 
doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos, porém em alguns pacientes é possível a aparição algumas complicações podendo eventualmente o doador apresentar hematoma no local da punção, além de dor local e dificuldade para movimentação do braço.
 
OBJETIVO GERAL:
O objetivo principal do presente projeto é conscientizar a população de nossa região para que a
partir das informações prestadas tornem-se doadores periódicos, com o fito de suprir a necessidade
do banco de sangue.
Nesta trilha, cumpre salientar que a data escolhida (18 de agosto) é alusiva ao Dia Nacional do
LEOísmo,.que se comemora em 28 de agosto.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Suprir a demanda de doações de sangue durante o período de execução do projeto, atendendo,
assim, a necessidade do Hemocentro Regional de Santa Maria. 
 
Metodologia: A metodologia do presente projeto será a partir da divulgação de meios de rádio, comunidades
sociais como Facebook, MSN, twitter, além do uso de camisetas pelos associados e panfletagem.
Com o fito de dar maior publicidade a campanha, serão feitos contatos com as mídias lidas, ouvidas
e assistidas – rádio, TV e jornal - de nosso município e região. Nessa esteira serão realizadas
inserções diárias nos meios de comunicação, em especial nos dias próximos a realização do
evento, além da divulgação ser realizada através de comunidades sociais.
9.1. REALIZAÇÃO
A presente atividade tem como organizador e realizador principal o LEO Clube Santa Maria,
entretanto possuirá como parceiros os clubes de serviços do nosso município e da Região, tais
como: LEO Clube Santa Maria, LEO Clube Santa Maria Camobi, LEO Clube São Pedro do Sul,
LEO Clube São Vicente do Sul, LEO Clube São Gabriel Batovi, LEO Clube Jaguari, Núcleo de
Formação de LEO Clube Alpha Santa Maria Dores, Rotaract Club de Santa Maria, Demolays, entre
outros apoiadores.
Recursos: Humano e material.
Cronograma: 18/08/2012.
9.2. INVESTIMENTO
Para que o presente projeto alcance seu sucesso é necessário que haja a contribuição das
empresas do nosso município. Os custos são:
Camisetas (50 unidades): Patrocinador
Panfletos (300 unidades): Parceria Hemocentro Regional
Transporte para doadores: Parceria com os Companheiros LEO
 
Conclusão: O projeto terá como resultado imediato o despertar da consciência humana para a doação de
sangue, fazendo assim com que cresça o número de doadores na região, buscando suprir a
necessidade de bolsas de sangue utilizadas pelos hospitais públicos.
 
"Com Saúde não se Brinca!!!"
 
Santa Maria possui 262.368 habitantes, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado, é denominada como a cidade Coração do Rio Grande (devido a sua localização Geográfica). É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Santa Maria é considerada cidade universitária, graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e por esse motivo é conhecida como Cidade Cultura.
Segundo dados da pesquisa da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença que atinge um terço da população brasileira e mata cerca de 200 milhões de pessoas por ano. Em uma pesquisa realizada com jovens do Ensino Fundamental e médio das redes municipal e estadual de todo o País, 7% das crianças entre 10 e 12 anos já tiveram contato com o tabaco. Até os 15 anos, o percentual aumenta para 24,7% e até os 18 anos chega a 39,7%.
Segundo dados, cerca de 32,6% da população adulta brasileira fuma, sendo 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens. Cerca de 90% dos fumantes ficam dependentes da nicotina entre os cinco e os 19 anos de idade.
A grande concentração de fumantes encontra-se entre 20 e 49 anos de idade. Em todas as faixas etárias, os homens fumam em maior proporção que as mulheres. No entanto, nas faixas etárias mais jovens, a mulher vem fumando mais, diminuindo-se a relação homem/mulher. Nos adolescentes e adultos jovens filhos de pais fumantes há maior prevalência de tabagistas. 
Frente a estes dados e em virtude do Dia Nacional de Combate ao Fumo(29 de Agosto) o LEO Clube Santa Maria sente-se na obrigação de alertar a sociedade Santa-mariense sobre as consequências e malefícios do uso de cigarros, através da realização da campanha de reflexão sobre o tabagismo, pois este é um tema cada vez mais recorrente e discutido na atualidade.
 
Objetivos: OBJETIVO GERAL
O objetivo principal deste projeto é proporcionar para os fumantes uma reflexão acerca do tema
“tabagismo”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar uma campanha no Calçadão da Cidade de Santa Maria, onde se fará uma abordagem dos
fumantes, com o objetivo de que esses troquem seus cigarros por uma flor.
Alertar a sociedade Santa-mariense sobre as consequências e malefícios do uso de cigarros.
Proporcionar aos fumantes informações sobre as consequências do cigarro.
Proporcionar à comunidade Santa-mariense momentos de reflexão sobre o combate ao tabagismo.
Integrar os convidados, associados, visitantes e demais participantes através da campanha. 
 
Metodologia: Primeiramente, analisar o fluxo de pessoas fumantes no calçadão, para identifica-las e ter um
número relativo para a compra das flores e o planejamento de como estas pessoas serão
abordadas, e ainda, pensar uma estratégia de aborda-las. 
Definir o tema e slogan da campanha.
Analisar locais estratégicos para estruturar os banners e a mesa para exposição das flores no dia
da campanha e discutir em reunião os responsáveis por essas estruturas.
Fazer uma pesquisa de preço de flores, bombons e banners que serão usados na 
campanha para que o valor da campanha seja estipulado e posteriormente posto em votação para
liberação do mesmo.
Montar uma equipe uniformizada que tenham uma metodologia de abordagem dos fumantes lhes
oferecendo uma flor e essas estarão identificadas com um cartão LEO.
O horário sugerido para campanha é do pico de meio dia, ou seja, das 11 às 12horas.
Por sugestão dos coordenadores da campanha, o companheiro LEO que confirmar a presença na
campanha e não comparecer (sem justificativa) deverá sofrem algum tipo de punição estabelecida
e votada em conjunto com a jaula.
 
LEO Educa Trânsito
 
A campanha de educação no trânsito tem como finalidade proporcionar aos estudantes alguns momentos educativos dentro da sala de aula. 
Sendo o trânsito, hoje, uma das maiores causas de mortes de adultos jovens, essa campanha foi organizada com o intuito de educar os estudantes desde a infância na escola, a qual é considerada sua segunda educação, e de formas dinâmicas, para que estes entendam a importância desse assunto e possam assimilar algumas regras ou atenções necessárias, tanto como pedestres como motoristas.
 
Objetivos: Conscientizar a população sobre temas de educação em trãnsito.
 
Metodologia: Os clubes organizadores terão a responsabilidade de entrar em contato com as escolas e agendar
as datas e horários das atividades, bem como organizar o ambiente e levar o material necessário
para as mesmas.
As atividades serão realizadas durante cinco encontros, com duração de duas horas, estes uma
vez por mês, no sábado letivo designado pela escola. Cada encontro será baseado em uma
proposta de trabalho, como segue (em anexo planilha de conteúdo e atividades sugeridas):
Proposta 1 – Escolinha de trânsito da Polícia Rodoviária Estadual.
Proposta 2 – Abordagem dos temas Sinalização e Locais de Segurança, com oficina ministrada
pelos Companheiros LEO, e após Blitze com apoio da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida
Urgente), por meio do Projeto Escola Urgente.
Proposta 3 – Abordagem dos temas Meios de Transporte e Vias Utilizadas pelos Meios de
Transporte, com parceria com o Centro de Formação de Condutores.
Proposta 4 – Abordagem dos temas Leis de Trânsito e Polícia de Trânsito, com o apoio da Polícia
Rodoviária Estadual.
Proposta 5 – Atividade de encerramento, com confecção de cartazes englobando todos os
conteúdos abordados nos encontros e com o apoio do BOE Mirim (Projeto da Brigada Militar).
Com todas as atividades concluídas os cartazes confeccionados pelos alunos serão expostos em
pontos estratégicos da cidade, na Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro) do ano
de 2013.
Todas as escolas que participarem receberão um certificado de participação e a escola que tiver
maior empenho na visão dos companheiros LEO, de acordo com o relato após o término de cada
dia e relatos das professoras com relação a prática das informações no dia a dia, receberão uma
premiação.
6. Da Divisão de Tarefas
Cada escola contará com uma coordenador responsável, o qual estará presente nas atividades de
cada sábado e o mesmo terá uma equipe, com número de participantes ainda não definido, para
lhe auxiliar nas atividades.
 
Conclusão: Espera-se que por meio desta campanha, os clubes organizadores consigam facilitar e auxiliar no
entendimento das leis e normas de trânsito aos alunos do 3º ano do ensino fundamental das
escolas participantes. Com tudo, promovendo uma melhor educação de todos no trânsito, inclusive
dos familiares dos alunos participantes, de modo que os mesmos podem repassar em casa suas
aprendizagens.
 

 

Encontre-nos no Facebook
Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online